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23 nov

Faça diferença na vida dos seus clientes e conquiste fãs da sua marca!

Enquanto antes oferecer um bom atendimento era um diferencial, hoje conquistar os seus clientes é um passo essencial para quem deseja manter suas atividades e se destacar mais no mercado.

Você já desistiu de comprar em alguma loja física ou online por causa do atendimento, ou de algum problema na experiência de compra? 

Pois é, a maioria dos consumidores não observa mais apenas a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos, mas também os valores e propósitos da marca, o atendimento e as experiências geradas ao público.

Para conquistar os clientes da sua empresa, atraindo novos e fidelizando o seu público, é necessário focar na experiência de compra, ou seja, nas interações entre o consumidor e a empresa antes, durante e após a compra de um produto ou serviço. 

Neste artigo, reunimos as principais dicas para ajudar você a agregar mais valor à experiência do cliente e, assim, ter mais sucesso com o público da sua marca. Boa leitura!

O que é experiência do cliente?

Antes de partirmos para as dicas sobre como conquistar os seus clientes e gerar mais credibilidade à sua marca, é preciso entender o conceito de experiência do cliente. Como falamos há pouco, isso diz respeito a todas as trocas de interação entre o consumidor e a sua empresa, então vale atentar para:

  • as preferências e necessidades dos seus clientes;
  • quais soluções são mais buscadas pelo público da sua marca;
  • como personalizar o marketing e humanizar o atendimento sem ser invasivo;
  • definir indicadores de desempenho para monitorar o processo;
  • fazer pesquisas para conhecer mais os consumidores do seu negócio;
  • estabelecer um bom relacionamento com o cliente antes, durante e após as vendas.

Ao entender mais sobre a importância de prezar por uma boa experiência, você passa a colocar o relacionamento com ele em primeiro lugar. 

Assim, o seu relacionamento com ele não vai ser baseado apenas na venda de produtos ou serviços, mas principalmente em saber o que ele precisa e como a sua empresa pode atender às suas necessidades da melhor forma, gerando melhores experiências.

Por que é importante oferecer experiências mais satisfatórias?

Com o avanço da tecnologia, das mídias sociais, do acesso à informação e das estratégias de marketing, é cada vez mais necessário ter responsabilidade com as ações da sua empresa: os seus serviços ou produtos podem impactar a qualidade de vida das pessoas, mas as suas falas e atitudes também.

Por meio da internet, é possível construir autoridade no mercado, ganhando mais reconhecimento e credibilidade, mas é necessário fazer isso de forma cuidadosa, respeitando as pessoas, os direitos humanos e prezando por bons relacionamentos com os clientes, a fim de estar à frente da concorrência.

Hoje as pessoas não querem mais apenas um celular para fazer ligações, mas algo que agregue valor à vida delas tanto para atender às suas necessidades básicas quanto para garantir benefícios que vão além do produto em si, por exemplo. 

Então é importante oferecer experiências melhores ao público, e alguns benefícios que a sua empresa pode conquistar com esse processo são:

  • interagir de forma mais humanizada com os consumidores;
  • entender o perfil do seu público na jornada do cliente;
  • ter uma relação mais duradoura e vantajosa com os clientes;
  • captar leads de qualidade e ampliar as chances de conversão;
  • gerar mais credibilidade;
  • se destacar no segmento em que atua;
  • otimizar os processos comerciais;
  • aumentar a produtividade da equipe;
  • expandir a lucratividade e reduzir prejuízos;
  • gerar conexões e fidelizar os clientes com mais facilidade.

Como transformar os clientes em fãs da sua marca?

Para conquistar os benefícios que acabamos de citar e muitos outros, é recomendável adotar algumas práticas em sua empresa, a fim de transformar os clientes em verdadeiros fãs dos seus produtos ou serviços. Confira a seguir as principais dicas que reunimos para ajudar você. Vamos lá!

Aprofunde o seu conhecimento sobre o que a sua empresa vende

Você conhece a sua marca para além do que oferece nos processos comerciais? É preciso ir além da qualidade dos seus produtos e pensar nos benefícios que eles oferecem à vida de quem os consome no dia a dia. Afinal, quais problemas eles realmente podem resolver? O que eles solucionam, afinal?

Alinhe propósitos, objetivos e valores

Qual é o verdadeiro propósito da sua empresa? Além de pensar nos benefícios gerados pelos seus produtos ou serviços, é válido pensar no que a sua marca fala ao mundo, mostrar o que ela acredita e para que veio. Formar uma identidade alinhada aos seus valores é uma ótima forma de gerar conexões duradouras.

Conheça o perfil dos seus clientes

Quem são os consumidores da sua marca? Quais são seus sonhos, objetivos, problemas, hábitos, suas dificuldades, preferências e necessidades? Saber que o seu cliente é um ser humano que busca soluções para ter uma vida mais positiva pode ajudar você a estabelecer relacionamentos melhores com o seu público.

Invista em ferramentas de automação

Utilizar um sistema de automação, por exemplo, é a escolha ideal para quem deseja analisar e armazenar os perfis dos clientes, monitorar os processos de venda, aumentar a produtividade da equipe, elaborar planejamentos mais eficazes, aprimorar o atendimento ao consumidor e, ainda, se destacar dos concorrentes.

Não tenha medo de inovar

Por mais que a sua empresa já exista há muitos anos no mercado, é necessário observar as mudanças na sociedade, no mundo dos negócios e, consequentemente, no comportamento do consumidor: se adaptar às transformações, investindo em processos inovadores, é a chave para gerar experiências mais significativas a longo prazo.

E aí, quais dessas práticas já são aplicadas no dia a dia da sua empresa? Gerar experiências incríveis é um processo contínuo, que precisa de cuidado, acompanhamento e atenção para produzir ótimos resultados, melhorar o nível das suas atividades e conquistar seus clientes, inspirando confiança e eficácia.

Confira 6 dicas de livros sobre gestão da inovação e saiba como implementar processos inovadores em seu negócio.

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