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28 out

Invista em um bom atendimento ao cliente e se torne referência no assunto

Oferecer um bom atendimento ao cliente é um dos pontos principais para alavancar os resultados da sua empresa e se destacar no mercado. Saiba mais!

Por mais que hoje seja possível contar com diversas outras formas de se comunicar com o público da sua marca tanto pelo meio online quanto offline, garantir um atendimento ao cliente de ótima qualidade continua sendo um dos pontos-chave para transmitir mais segurança e credibilidade aos consumidores.

Além de melhorar o relacionamento com as pessoas que consomem seus serviços ou produtos, oferecer um atendimento personalizado, focado nas necessidades de cada cliente, também contribui para melhorar as experiências do usuário nos canais de vendas e comunicação da sua empresa.

Ao atender bem ao público da sua marca e, assim, gerar experiências de compra mais satisfatórias, o seu empreendimento ganha a oportunidade de se tornar referência no assunto, aumentando as oportunidades de captar leads, converter vendas e aumentar a carteira de clientes com sucesso. Saiba como fazer isso!

O que é atendimento ao cliente?

Antes de entender a importância de atender bem às necessidades e preferências dos clientes do seu empreendimento, é importante saber de forma aprofundada o que significa o conceito de atendimento ao cliente.

Diferentemente do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), muito utilizado por organizações de telefonia, por exemplo, o atendimento ao cliente vai além disso e engloba todo o suporte direto ao cliente durante a sua jornada de compra, devendo ser realizado desde o momento de prospecção até o pós-venda.

Isso mesmo, oferecer um bom atendimento não serve apenas para o período de engajar os consumidores para vender produtos ou serviços da sua empresa, mas tem o objetivo de oferecer as melhores soluções para o cliente, de acordo com as suas dores. 

Por meio desse processo, você deve estar disponível para tirar dúvidas, oferecer sugestões, conhecer mais quais são os problemas dos seus clientes e, dessa forma, coletar mais informações para propor melhorias à situação dele.

Então, ao realizar um bom atendimento ao cliente, você não somente pode deixar o público da sua marca mais satisfeito, mas também garante dados valiosos sobre ele, podendo ter insights para propor soluções ainda melhores e garantir mais acertos nos próximos planejamentos.

Como melhorar o atendimento ao cliente da sua marca?

Agora que você já sabe o que é atendimento ao cliente, vamos entender como adotar boas práticas e garantir resultados incríveis no dia a dia da sua empresa? Acompanhe a leitura conosco e confira, a seguir, as principais dicas para obter um atendimento mais responsável, empático, humanizado e eficaz.

Pratique a escuta ativa

Escuta ativa nada mais é do que realmente ouvir o que a outra pessoa tem a dizer, sem trazer o assunto para si mesmo nem interromper falas. Ao praticar a escuta ativa, você permite que o cliente tenha um espaço para dar suas sugestões, falar sobre a sua experiência e explicar suas dores de forma mais aprofundada.

Enquanto o cliente ganha esse espaço, você consegue atentar mais para os pontos relevantes da conversa, entendendo o que pode ser feito para gerar mudanças positivas na vida da outra pessoa e, assim, tendo mais empatia pelos problemas do consumidor.

Ofereça treinamentos para a sua equipe

No processo de melhorar o atendimento ao cliente, é fundamental que toda a equipe esteja envolvida para evitar falhas de comunicação ou possíveis dores de cabeça no contato com o público. Para isso, é indicado investir em treinamentos frequentes sobre comunicação, negociação e relacionamento.

Ao oferecer capacitações para os colaboradores da sua empresa, é possível melhorar as habilidades e competências deles, alinhar os objetivos com mais clareza e objetividade, e alavancar os resultados do seu negócio de forma mais segura e eficiente.

Entenda o público da sua marca

Além de saber as preferências e necessidades dos seus clientes, vale a pena reunir todas essas informações e estudar o público da sua marca. Quais são os objetivos e hábitos dos clientes? O que eles costumam fazer na rotina e no tempo livre? 

Entender pequenos detalhes da vida deles pode ajudar você a enxergá-los de forma mais humanizada e personalizada, para além de números, informações gerais e métricas, aprimorando a comunicação utilizada e a forma de atendê-los. 

Invista em ferramentas tecnológicas

Para ter mais sucesso na hora de coletar, analisar e armazenar os dados e perfis de clientes da sua marca, uma das escolhas ideais é investir em ferramentas tecnológicas, como um sistema de gestão, para ter um banco de informações totalmente online e seguro.

Com isso, você pode facilitar a comunicação entre gestão e equipes, entre empresa e clientes e até entre colaboradores e fornecedores também. Por meio de um sistema de gestão, também é possível criar planejamentos mais estratégicos, aumentando as chances de captar e fidelizar clientes com mais facilidade.

Dê atenção ao pós-venda

Apesar de o pós-venda muitas vezes ser esquecido, ele pode fazer toda a diferença no processo comercial do seu empreendimento. Isso porque o relacionamento com o público não acaba quando uma compra é efetuada ou quando um negócio é fechado. Dessa forma, vale a pena entender o que deve ser feito nessa etapa.

Após o momento de compra, os consumidores vão analisar se os produtos ou serviços da sua empresa realmente geram os benefícios que eles esperavam e, assim, ao se mostrar à disposição no pós-venda para tirar qualquer dúvida deles, é mais fácil manter uma boa relação a longo prazo. 

Quais são os benefícios de oferecer um bom atendimento ao cliente?

Segundo o estudo 2018 Customer Service Expectations Survey, realizado pela Glady, 92% dos consumidores afirmam que deixariam de consumir produtos de uma empresa após uma experiência ruim no atendimento. 

Como você pode perceber, investir em um bom atendimento ao cliente é investir também na sua empresa. Alguns dos principais benefícios de adotar boas práticas nos canais de atendimento do seu negócio, são:

  • análise de dados e informações dos clientes;
  • conhecimento sobre os perfis dos consumidores da sua marca;
  • entrega de experiências memoráveis e exclusivas;
  • atendimento personalizado, humanizado e empático;
  • uso de automação e comunicação mais eficaz;
  • acompanhamento das mudanças do comportamento do consumidor;
  • entendimento sobre as reais necessidades dos seus clientes;
  • qualidade e credibilidade em todas as etapas da jornada de compra;
  • geração de competitividade e aumento de vendas.

Com as transformações que o mercado e a sociedade estão passando constantemente, é necessário estar cada vez mais próximo do seu público para suprir suas necessidades, se destacar da concorrência e proporcionar melhores resultados às estratégias da sua marca. 

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre o que é um bom atendimento ao cliente e como é possível aplicar essas dicas na prática para se destacar no segmento em que atua.

Confira as principais técnicas de persuasão e saiba como usá-las em seu negócio.

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